Principal > Notícias > 06/01/2009  
................................................................................................................................
 
Lembra do Spazio? Então, não perca a festa. Uma Noite Pirandelliana, no Canto Madalena dia 7 de janeiro de 2009 às 19hs.
................................................................................................................................................................................................................................................


No dia 7 de janeiro o Bar Canto Madalena reviverá um pouco da história do Spazio Pirandello, o bar/restaurante que agitou São Paulo na década de 1980. É que nesse dia, o jornalista Wladimir Soares - o Wlady, que foi sócio de Antonio Maschio - estará comandando a festa Uma Noite Pirandelliana, para comemorar os 29 anos da fundação desse histórico bar que foi inaugurado no dia 7 de janeiro de 1980.

Para celebrar a data, Wlady vai para a cozinha preparar o Frango à Isadora Duncan, os garçons vão servir Cerveja Serramalte, Paulo Caruso será o autor da exposição "Rótulos de Cachaça" e vai fazer (gratuitamente) a caricatura de quem comprar o livro "Spazio Pirandello, assim era se lhe parece", escrito por Wladimir e lançado pela Editora Jaboticaba .

Nessa noite,Wlady também passeará pelos salões do Canto Madalena com o seu Saco da Sorte sortido de prêmios bacanas, e conversará com o público numa troca de informações sobre esse point etílico/gastronômico/cultural que marcou a cidade de São Paulo. 

Uma Noite Pirandelliana no Canto Madalena com Wladimir Soares autografando: "Spazio Pirandello, assim era, se lhe parece" e Paulo Caruso apresentando a exposição "Rótulos de Cachaça" e a caricatura para quem comprar o livro "Spazio Pirandello,  assim era, se lhe parece" - Editora Jaboticaba, 192 páginas, R$ 43,50.

 "Já se disse que pela história dos bares de uma cidade se pode contar a história de uma época. 1980, ano de ressaca e transformação. A volta dos exilados, momento de abertura após um longo período de trevas e repressão no Brasil. Todo mundo queria sair às ruas para encontrar seus semelhantes e conversar. Para abrigar todas essas pessoas foi criado um misto de bar/restaurante/galeria de arte por dois visionários, o irreverente ator Antonio Maschio e o jornalista Wladimir Soares. Este último, anfitrião afetuoso, com seu chapéu coco, bigode à Groucho Marx e gravatinha borboleta, agora conta no livro Spazio Pirandello— assim era, se lhe parece, a história do lugar que foi o símbolo da agitação cultural e política dos anos 1980 em São Paulo. Desde sua inauguração, o bar era um "cult" da intelectualidade paulista e virou mania na cidade por ser garantia de uma noite divertida e cheia de surpresas. Maschio e Wlady eram incansáv eis em inventar novidades como o Jantar da Personalidade, onde uma vez por semana nomes estrelados cozinhavam um prato especial. Ou a Calçada da Glória, onde os famosos deixavam a marca das suas mãos, assim como a Banda Pirandello que tomava as ruas numa feliz celebração da liberdade e da democracia. Nos seus 10 anos de vida, o Spazio Pirandello foi uma espécie de Olimpo de cabeças falantes. Por lá desfilavam políticos, artistas e atores reuniam-se para desenvolver projetos. Ativistas do PC do B lançavam seus livros; gatos e madames dos jardins iam para a apresentação de um novo perfume. Aconteciam exposições dos trabalhos de artistas essenciais como Flavio Império, Rebolo ou mesmo Picasso. Todas essas invenções atraíam anônimos e famosos, em busca de diversão e das delícias gastronômicas inventadas por Maschio. Para matar a saudade, o livro traz as receitas dos pratos consag r ados do restaurante como o "Isadora Duncan" e o "Rui Barbosa". Quem freqüentou não esquece. Quem não conheceu, agora pode ter uma idéia do que era o espaço, pois o livro de Wlady reproduz o famoso Livro Negro, onde desenhos, poemas, caricaturas eram deixados pelos talentosos freqüentadores, além de fotos muitas vezes emocionantes como a do ator Paulo Autran assinando a Calçada da Glória ou do jovem Fernando Henrique Cardoso brindando com Maschio e Wlady, o que torna o Spazio Pirandello um verdadeiro documento histórico de uma época efervescente. A casa onde morou Oswald de Andrade assume sua voz irreverente e conta ela mesma suas peripécias e vida. Afinal, qual é a cidade brasileira que não possui o seu bar repleto de histórias?

Wladimir Soares
Servidão das Pitangas,333
(48)3237 4436
Florianópolis-Sc

................................................................................................................................................................................................................................................


Bar Canto Madalena
Rua Medeiros de Albuquerque, 471 (paralela à rua Harmonia, início da rua Aspicuelta) Vila Madalena – São Paulo
Cartões: Amex, MasterCard, Diners, Visa, Visa-Eletron e RedeShop
Reservas e Informações: 3813-6814 - Horário de funcionamento aos domingos: das 12h às 19h
Couvert Artístico das 13h às 16h: R$ 3,00